A CIMDOURO apresentou ontem em Lamego, aos Serviços Municipais de Proteção Civil, a aplicação informática desenvolvida no âmbito do projeto “Sistema de Alerta, Gestão e Monitorização de Catástrofes”.

Esta aplicação estará disponível numa plataforma web mas também para dispositivos móveis, para permitir maior capacidade para aceder à informação e às funcionalidades a disponibilizar.

Com esta ferramenta os Serviços Municipais de Proteção Civil dispõem de maiores condições para a gestão da informação necessária para a gestão de cada um dos planos de emergência, PME ou PMDF, e outros. Nomeadamente para gestão de contactos, meios e procedimentos em caso de ocorrência, quer para atualização e acesso aos dados, quer para iniciar processos de requisição de meios.

A ferramenta a disponibilizar tem também um visualizador geográfico, permite aceder à cartografia no âmbito dos planos, mas também a informação mais genérica, como seja ortofotomapas.

Estas funcionalidades servem para a gestão diária dos serviços, para a antecipação de cenários e para a resposta a eventos.

Este projeto prevê ainda a instalação de 19 estações meteorológicas no território da CIMDOURO, que permitirá obter informação em tempo real das condições meteorológicas, através da ferramenta agora disponibilizada.

O conjunto de ações deste projeto permitirá dotar os Serviços Municipais de Proteção Civil de melhores condições para o desempenho das suas funções, nomeadamente a proteção de pessoas e bens.

Para saber mais sobre o “Sistema de Alerta, Gestão e Monitorização de Catástrofes”, ver o link abaixo:

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