Comemoraram-se no dia 15 de Janeiro de 2019 os 10 anos da criação da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDouro), numa cerimónia que decorreu no emblemático Museu do Douro, um espaço que simboliza o trabalho e esforço dos durienses.

Numa sessão que contou com a presença de mais de três dezenas de autarcas e ex. autarcas da Comunidade Intermunicipal do Douro, desde os fundadores da CIMDouro, a todos os que de algum modo estiveram ligados ao crescimento desta Comunidade e os atuais autarcas em funções, assim como inúmeros convidados de entre as várias instituições da região.

O salão do Museu do Douro encheu-se para a sessão evocativa dos 10 anos, que começou com o discurso do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Silva, também Presidente do Município de Sernancelhe (leia aqui o discurso), que lembrou a força dos Durienses na criação de uma comunidade que se foi afirmando no panorama nacional permitindo que se afirmem cada vez mais as gentes do Douro. Em representação do “Movimento pelo Interior” discursou Rui Santos, Presidente do Município de Vila Real (leia aqui o discurso), seguido do Presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães, também ele ex. Presidente do Município de Sabrosa.

Depois da apresentação de um vídeo promocional do Douro, foi tempo da homenagem aos autarcas fundadores da CIMDouro, tendo todos eles recebido por parte da CIMDouro uma lembrança personalizada, representando um marco de delimitação do Douro de 1756.

As últimas intervenções foram de Fernando Freire de Sousa, Presidente da CCDR NORTE que destacou o entrosamento que verificou entre os autarcas da região e do Secretário de Estado da Valorização do Interior que mostrou a relevância das Comunidades Intermunicipais na tomada de decisões supra-municipais para maior coerência das políticas territoriais.

As Comunidades fazem-se reconhecendo a história e projetando o futuro, que nos próximos 10 anos se comemorem os próximos sucessos da CIMDouro.

Promovido por:

Co-financiado por: