Mais de uma centena de participantes, entre eles a CIMDOURO,  marcaram presença na sessão virtual Espanha-Portugal organizada pela Confederação Hidrográfica do Douro, e a região hidrográfica do Norte de Portugal (ARH Norte), para a configuração do futuro plano hidrológico para o período de 2022 a 2027 .

Uma videoconferência que contou com a participação da presidente da Confederação Hidrográfica do Douro, Cristina Danés e o vice presidente da Agencia portuguesa do ambiente, José Carlos Pimenta Machado.

Neste encontro online abordou-se a gestão transfronteiriça do Douro Internacional, onde foram expostos os principais problemas já identificados na demarcação e foram propostas soluções para análise e debate.

Cristina Danés sublinhou a importância da participação nesta fase de decisões. E nesse sentido pediu a todas as partes interessadas que se envolvam na consulta pública, aberta, até ao dia 30 de Outubro, com intuito de assim dispor de novos planos eficazes para alcançar os objetivos ambientais e satisfazer as necessidades da água, apostando no desenvolvimento sustentável, neste contexto de mudança climática.

Já Pimenta Machado, sublinhou a importância da colaboração e cooperação entre Portugal e Espanha, para serem cumpridos os objetivos ambientais.

O esquema provisório de temas importantes é um documento intermédio da planificação hidrográfica, que antecede a própria revisão do plano, prevista para finais do próximo ano. A demarcação em relação à contaminação difusa, o uso sustentável das águas subterrâneas, a contaminação urbana e industrial, os caudais ecológicos, a sustentabilidade do regadio e a gestão do risco de inundação são alguns dos assuntos mais relevantes deste estudo. A adaptação às alterações climáticas é outro dos temas mais destacados, e por isso foi considerado de extrema importância a colocação na discussão deste tema no cenário de gestão de águas com o objetivo de garantir o uso com restrições ambientais exigidas em normativa.

Link para a consulta pública:

https://apambiente.pt/index.php?ref=16&subref=7&sub2ref=9&sub3ref=1521

Documento de Apoio:

https://apambiente.pt/_zdata/Politicas/Agua/PlaneamentoeGestao/PGRH/PGRH_ParticipacaoPublica/PGRH_3_Fase_2/RH3_Relatorio_QSiGA.pdf