PERSONALIDADES DURIENSES – MIGUEL TORGA

PERSONALIDADES DURIENSES – MIGUEL TORGA

Miguel Torga (1907-1995), natural do Douro, era fascinado por esta região, tendo enaltecido na sua obra a grandeza e beleza paisagística do rio e do vale que o rodeia. O famoso escritor nasceu em 1907 em São Martinho da Anta, antiga freguesia do concelho de Sabrosa. Miguel Torga é o pseudónimo adotado por Adolfo Correia da Rocha para assinar a sua obra literária. O nome Torga é uma homenagem à planta urze, também conhecida como “torga“, que existia em grande número na terra natal do escritor. O escritor batizaria a região de Trás-os-Montes como o Reino Maravilhoso e é este o Douro que Miguel Torga enaltece através dos seus poemas:
“O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso da natureza. Socalcos que são passadas de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor, pintor ou músico podem traduzir (…). Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar (…). Um poema geológico. A beleza absoluta.“
Miguel Torga em “Diário XII“
UM DOS LOCAIS PREFERIDOS DE MIGUEL TORGA NA REGIÃO ERA O MIRADOURO DE S. LEONARDO DA GALAFURA.
Torga deslocava-se várias vezes a este local para contemplar a paisagem, ver o Douro e sentir a Natureza. A beleza da paisagem fascinava o poeta e servia de inspiração para a sua obra.
Após a sua morte, a Região do Douro homenageou o escritor com a construção da Ponte Miguel Torga, na cidade da Régua, em 1997. A ponte, da autoria do engenheiro Armando Rito, tem 900m de extensão e é uma notável obra de engenharia. Contempla esta ponte, em todo o seu esplendor, num magnífico Cruzeiro Porto-Régua-Porto.