CIM Douro torna-se pioneira com a abertura de uma representação em Bruxelas

Bruxelas, 22 de novembro de 2024

CIM Douro torna-se pioneira com a abertura de uma representação em Bruxelas

Missão de reuniões institucionais marcam o início da “vida da região” em Bruxelas

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) deu um passo histórico ao tomar a decisão de abrir uma representação em Bruxelas. Esta iniciativa, faz do Douro a primeira Comunidade Intermunicipal portuguesa a estabelecer uma presença permanente na capital europeia com o objetivo de promover o desenvolvimento regional sustentável e a integração em redes estratégicas da União Europeia.

Durante a missão, a delegação da CIM Douro, liderada pelo presidente Luís Machado, participou em encontros com eurodeputados, representantes de redes europeias, com vários conselheiros da Representação Permanente de Portugal e com a Comissão Europeia e respetivas Direções Gerais. O objetivo foi claro: abrir portas para projetos que atraiam investimento, inovação e sustentabilidade para a região.

O Douro está a construir o futuro com visão e determinação. Esta representação permanente em Bruxelas é a primeira pedra para um Douro mais forte, mais conectado à Europa e preparado para os desafios do futuro,” afirmou Luís Machado. “Voltámos com uma mala cheia de contactos e ideias que irão transformar a nossa região. Isto é só o primeiro passo, vamos voltar!”

A abertura deste gabinete surge da necessidade de posicionar o Douro como uma região competitiva, alinhada com as prioridades europeias de sustentabilidade, inovação e economia circular. Estar em Bruxelas permitirá à CIM Douro participar em projetos que mudem a face da região, criar sinergias com outras entidades europeias e captar recursos para iniciativas transformadoras.

Com o foco no futuro, a CIM Douro reafirma o  compromisso de construir uma região que combine tradição e modernidade, projetando o Douro como uma referência em inovação e sustentabilidade no panorama europeu.