Encontro institucional visa reforçar a cooperação entre regiões com representação comum junto da União Europeia.
Ponta Delgada, 28 de maio de 2025 – O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) foi recebido esta manhã em audiência pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, no âmbito de uma agenda de reforço da cooperação entre regiões com desafios semelhantes e representação comum junto das instituições da União Europeia.
O encontro insere-se na continuidade de anteriores contactos institucionais entre a CIM Douro e a Região Autónoma dos Açores, com o objetivo de construir pontes em áreas estratégicas como o desenvolvimento agrícola, a coesão territorial, a valorização de território com baixa densidade e a defesa conjunta de interesses no contexto nacional e europeu.
Durante a audiência, foram abordadas formas de colaboração institucional e delineadas linhas de trabalho conjunto com especial foco no setor agrícola, crucial para ambas as regiões. Da reunião, resulta a intenção de celebrar um protocolo de cooperação para promover a defesa dos interesses de ambos os territórios, nomeadamente, dos produtores dos produtos endógenos agrícolas. Ficou ainda acordado que, dada a forte ligação da Região Autónoma dos Açores com os Estados Unidos da América, se pretende exercer uma linha de ação de sensibilização para as necessidades de se reverterem as tarifas alfandegárias, que, a manterem-se, terão um impacto negativo na exportação de vinhos do Douro e queijo das ilhas dos Açores.
Ainda durante a deslocação aos Açores, o Conselho Intermunicipal realizou a sua 184.ª reunião ordinária, onde foi aprovada, por unanimidade, a nova Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Douro, com foco no eixo temático “Douro Território Vinhateiro”, alinhada com a visão de desenvolvimento sustentável e coeso da região, assumindo com a total transparência a escolha dos locais onde decorrem as suas reuniões, assente nos fundamentos institucional e estratégico, e mantendo o seu compromisso intransigente com a defesa dos interesses da região duriense. A Comissão diretiva do NORTE 2030 da CCDR-N também marcou presença.
Luís Machado, Presidente da CIM Douro, sublinha: “A realização deste encontro com o Governo Regional dos Açores é um sinal claro da nossa vontade de construir um país mais coeso e colaborativo. Acreditamos que o Douro e os Açores podem, juntos, partilhar experiências e impulsionar soluções concretas para os territórios de baixa densidade.”