3ª Edição “Passaporte Douro On2Wheels” realiza-se nos dias 28 e 29 de junho 2025
Os participantes vão poder “carimbar” um passaporte virtual com recurso a georreferenciação, diminuindo a pegada ecológica
Mais uma vez, o “Reino Maravilhoso” desafia mototuristas à descoberta dos 19 municípios da região Duriense, que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro
A terceira edição desafia os mototuristas a percorrer 540 quilómetros já durante o próximo mês de junho, promovendo a plataforma digital “Discover Douro” – aplicação pioneira de geolocalização e onde os participantes podem “carimbar” um passaporte virtual com recurso a georreferenciação, diminuindo a pegada ecológica.
Esta terceira edição do “Passaporte Douro On2Wheels” desafia os mototuristas a percorrer 540 quilómetros, 19 municípios e patrimónios da Unesco durante os dias 28 e 29 de junho 2025.
O objetivo da iniciativa, que envolve 11 motoclubes do território, é homenagear o Douro e levar à descoberta da sua paisagem, cultura, património e gastronomia, inserindo-se como vector na divulgação da plataforma recém lançada “Discover Douro”.
De acordo com a CIM Douro, o “Passaporte Douro On2Wheels” é uma acção sinérgica com base na descoberta do “Passaporte Douro”, um projeto criado pela comunidade intermunicipal para incentivar à descoberta de 76 pontos de interesse espalhados pelos 19 municípios.
Neste guia cabe “todo o Douro”: a área classificada como Património Mundial pela UNESCO, os rios, as vinhas em socalco, os miradouros, os monumentos, os museus, as igrejas históricas, e tudo aliado à história, à gastronomia e à promoção dos produtos locais.
No primeiro dia, a 28 de junho, o “Passaporte Douro On2Wheels” arranca em Santa Marta de Penaguião e termina no Peso da Régua, seguindo no dia seguinte desde Mesão Frio até à meta, e entrega de prémios em Armamar.
A proposta da organização levará os mototuristas a locais como o Castelo de Penedono, Basílica de Torre de Moncorvo, Porca de murça , Sé de Vila Real, Museu do Douro, Catedral de Lamego, Museu da Seda, entre outros locais icónicos como estradas ao longo do Rio Douro e Tua.
O objetivo do evento é o convívio entre participantes, o usufruto do binómio condução / navegação, e também o desafio de admirar o “Reino Maravilhoso” percorrendo os 19 municípios da CIMDouro ao longo de um fim de semana de descoberta, cultura, gastronomia e celebração do Douro e da sua paisagem.
Durante os dois dias, 28 e 29 de junho 2025, o Douro espera centenas de mototuristas para cumprirem mais uma jornada repleta de entusiasmo, aventura e homenagem ao Douro.
As inscrições para o “Passaporte DouroOn2Wheels 2025” iniciam em breve na página do evento : https://passaportedouroon2wheels.com/ e estarão abertas até ao dia 10 de junho 2025.
Esta terceira edição assume novamente uma vertente solidária, revertendo parte das receitas arrecadadas com as inscrições para associações de solidariedade social do Douro, de acordo com cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Dividido em dois dias, o “Passaporte Douro On2Wheels” assume igualmente uma vertente ambiental, para cumprir com os ODS sendo que os participantes são obrigados a ter uma conduta responsável no que respeita à preservação do meio ambiente em todas as zonas utilizadas e atravessadas durante o percurso do “Passaporte Douro On2Wheels – Tour 2025″ . Ecoevento com parceria ” Resinorte” para que todas as embalagens produzidas neste evento, nas paragens da caravana, sejam encaminhadas para reciclagem.
O trajecto foi concebido por forma a promover uma condução ecológica para minimizar o consumo de combustíveis fósseis; A Cimdouro irá proceder à plantação de árvores para tornar nula a pegada ecológica deste evento, numa iniciativa nunca vista a nível nacional.