PROVERE

Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos

PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos

Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) DOURO 2020

 

A Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE DOURO 2020 é uma iniciativa conjunta de agentes públicos e privados, que unidos numa parceria, consubstanciada num consórcio e alicerçado num conjunto coerente e estrategicamente estruturado de iniciativas – Programa de Ação, tem como objetivo concreto de transformar recursos únicos, inimitáveis e diferenciadores do Douro em valor e criação de emprego, em emprego.

A estratégia assenta no recurso endógeno – o Douro enquanto capital simbólico e identitário de (re)conhecido valor universal – e num foco temático consensualmente assumido – valorização económica plurissectorial baseada na identidade e património cultural e na criatividade.

A estratégia formulada enuncia uma visão e um conjunto de objetivos estratégicos (4), declinados por sua vez em objetivos operacionais (7), os quais enquadram os projetos âncora identificados e concertados entre os seus promotores, bem como os projetos complementares – Programa de Ação.

 

 

Foco Temático

O Douro enquanto capital simbólico e identitário de (re)conhecido valor universal

 

 

Visão

Consolidar uma trajetória de convergência, nacional e europeia, sustentada na valorização económica dos recursos endógenos baseada em dimensões simbólicas e criativas, relacionadas com a herança, o património cultural e natural e suas marcas distintivas, com capacidade de diferenciação, inovação e competitividade num contexto sustentável, inclusivo e de cooperação interna e com o exterior.

 

 

Objetivos Estratégicos

  1. Promover a qualificação económica e do capital humano, o empreendedorismo e a inovação, com especial enfoque na base da cultura e criatividade;
  1. Favorecer a apropriação e partilha dos valores da singularidade dos recursos e da paisagem/território em benefício de um desenvolvimento sustentável;
  1. Melhorar as condições de promoção e competitividade externa da região, mobilizando as marcas associadas aos valores patrimoniais e recursos do território;
  1. Aumentar as condições de capacitação e de qualificação do tecido institucional, público e privado, tendo em vista melhorias de governance, inserção em espaços exteriores e coesão territorial.

         

         

        Objetivos Operacionais

        1. Qualificar e diversificar a atividade económica baseada na Paisagem Cultural do Alto Douro Vinhateiro, incluindo a oferta de produtos turísticos
        1. Melhorar as condições estruturais de acesso e fruição dos valores paisagísticos e naturais da região.
        1. Melhorar as condições de envolvimento e de interpretação dos valores do património da região potenciando a criação de valor.
        1. Promover a valorização económica e o acesso às produções de base local.
        1. Reforçar e qualificar a oferta de serviços turísticos de forma alargada a toda a região do Douro.
        1. Dotar a região do Douro de melhores instrumentos de apoio à organização da oferta turística, à comunicação integrada e à disseminação de boas práticas.
        1. Consolidar o trabalho em rede da parceria e garantir condições de eficácia da EEC PROVERE Douro 2020.

         

        Programa de Ação

        O Programa de Ação integra um conjunto coerente/articulado de Projetos Âncora e Complementares. Os projetos âncora são sobretudo projetos de iniciativa pública, que pela sua dimensão ou pelo carácter mobilizador devem ser orientados no sentido de criar condições e estimular o investimento privado, de natureza principalmente empresarial – projetos complementares – direcionados para a criação de riqueza baseada nos recursos específicos do território.

         

        Área de Intervenção

        A EEC PROVERE Douro 2020 incide sobre os 19 municípios da CIMDOURO num território muito heterogéneo que encerra dois sítios Património Mundial (Vale do Côa e Alto Douro Vinhateiro) e um bem inscrito na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade (Barro Preto de Bisalhães) e Integra também grande parte da área da Região Demarcada do Douro (a mais antiga região vitivinícola demarcada do mundo), bem como 3 parques naturais (Alvão, Douro Internacional, Vale do Tua).

        Tabela de Projetos (PDF)

         

        Programa de Visitação

        Ação de Promoção Territorial (PDF)

        Documentos

        Contactos

        Av. Carvalho Araújo 7, 5000-657 Vila Real

        +351 259 309 732 | Chamada para a rede fixa nacional

        correio@cimdouro.pt

        Envie-nos uma mensagem!